terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Rewind 2008 VIII: Discos

Álbuns do ano:



PortisheadThird
Arrependi-me tremendamente de não ter ido ao concerto de Portishead de 27 Março, no Coliseu. Numa altura em que se preparam para lançar novo trabalho em breve (já em 2009), o nome Portishead está a tornar-se rapidamente numa ideia de banda mítica, feita do mesmo material que Radiohead e poucos mais, da qual só se espera evolução e revolução. Third é o disco mais original do ano. É inovador no uso da voz e da electrónica, e um corte em relação aos ambientes solitários, urbano-depressivos de discos anteriores, mais associados com o trip-hop dos anos 90.
Queremos mais.
www.portishead.co.uk/



Toumani Diabaté • The Mandé Variations
Toumani Diabaté é um dos descendentes dos mestres de kora do Mali. Nos últimos anos, Diabaté tem atingido sucessivamente maior fama internacional, e com toda a justiça. Música tradicional que não é tradicional - a kora transforma-se num instrumento moderno. Um disco para re-descobrir a música do Mali e de África. O concerto no CCB, em Agosto de 2008, foi uma revelação (ver Rewind 2008 II).
http://www.myspace.com/toumanidiabate

Nick Cave & The Bad Seeds • Dig!!! Lazarus Dig!!!
Confesso que nunca dei muita atenção a Nick Cave. Quando dei por ele, já ele estava em Let Love In e Nocturama, com referências religiosas despropositadas, que pouco sentido faziam para mim na altura. Depois de ver a interpretação de Nick Cave (com Blixa Bargeld) da música From Her To Eternity, na sequência final em As Asas do Desejo de Wim Wenders, resolvi dar-lhe uma segunda oportunidade. À terceira, e depois de Grinderman, e das bandas sonoras de The Proposition e The Assassination of Jesse James... resolvi que Nick Cave merece ser ouvido e que Dig!!! Lazarus Dig!!! é um dos melhores álbuns de 2008.
http://www.nickcaveandthebadseeds.com/

AGF • Words Are Missing
O álbum Explode (2005), resultante da colaboração de AGF com Vladislav Delay, é, na minha modesta opinião, dos álbuns mais originais desta década e uma obra-prima do minimalismo. O álbum a solo que AGF (Antye Greie) fez a seguir, Words Are Missing, é manipulação de sons (electrónicos) no seu melhor, algo parecido com o mundo sonoro exactamente antes da formação/dicção das palavras. O novo álbum do duo AGF/Delay (marido e mulher) tem data marcada já para Fevereiro de 2009.


Label do ano:

RASTER-NOTON:
Alva Noto • Unitxt
Kangding Ray • Automne Fold
Byetone • Death of a Typographer
Ryogi Ikeda

Alguém me sabe explicar porque é que a melhor música electrónica é sempre feita na Alemanha? A label alemã de música electrónica Raster-Noton, fundada, entre outros, por Carsten Nicolai (Alva Noto) em finais dos anos 90, é das maiores forças impulsionadoras da música electrónica contemporânea, principalmente na área do minimal. Todos os discos têm um design impecável e extremamente económico em termos gráficos; o som é algo entre o experimentalismo, ambientes e as batidas do minimal alemão. Os concertos fundem o DJset com o evento multimédia.
Alva Noto é a força motriz da label, o seu album mais conhecido é provavelmente Insen, a segunda colaboração com Ryuichi Sakamoto (o concerto em DVD do tour Insen foi rodado na Casa da Música, Porto). Cada vez mais artistas se tornam visíveis através da Raster-Noton, como Kangding Ray, Byetone, COH e Frank Bretschneider (basta ver o top da revista Wire), numa label que é uma espécie de sucessora da WARP. A WARP parece ter parado no tempo em termos de música electrónica, para explorar outros caminhos, como o rock indie, e por isso, nomes como Aphex Twin, Squarepusher e Autechre tornaram-se grandes demais e são agora a nova regra que é preciso desregular.




Bandas com história, com álbuns que não fizeram história:
The Mars VoltaThe Bedlam in Goliath
Nine Inch NailsGhosts I-IV + The Slip
Einstürzende NeubautenThe Jewels
Beck • Modern Guilt
Elbow
The Seldom Seen Kid

e ainda:
Earth Hex
Black MountainIn The Future
The Last Shadow PuppetsThe Age Of The Understatement
e as Bandas Sonoras de The Dark Knight, de Hans Zimmer e James Newton Howard, e Waltz With Bashir de Max Richter.

Mais tarde neste blog: Manifesto anti-IndieLixo.

Re-edição do ano:

Miles Davis • Kind of Blue (50th Anniversary)

1 comentário:

  1. O meu voto: Nick Cave.

    "i can hear my mother wailin' and a whole lot of scrapin' of chairs.......i don't know what it is but there's definetely something going on upstairs!"

    ResponderEliminar