terça-feira, 20 de janeiro de 2009

2008 Rewind III



TEATRO: Turismo Infinito, de António M. Feijó, a partir de textos de Fernando Pessoa – Teatro Nacional D. Maria II – 11 a 26 de Janeiro de 2008.
Não vou muito ao teatro. É das últimas coisas que penso quando penso em sair, excepto quando é algo que me interesse extraordinariamente. A lógica é: se há Fernando Pessoa – estou imediatamente interessado. Esta peça pretendia espreitar para dentro da cabeça do poeta usando textos, cartas de Pessoa a Ofélia, um cenário disforme, vários actores encarnando os seus heterónimos, tudo para apresentar Fernando Pessoa como um viajante. Nada de extraordinário, mas interessante.

“O que sou essencialmente – por trás das máscaras involuntárias do poeta, do raciocinador e do que mais haja – é dramaturgo. O fenómeno da minha despersonalização instintiva, a que aludi em minha carta anterior, para explicação da existência dos heterónimos, conduz naturalmente a essa definição. Sendo assim, não evoluo: VIAJO. (…) Vou mudando de personalidade, vou (aqui é que pode haver evolução) enriquecendo-me na capacidade de criar personalidades novas, novos tipos de fingir que compreendo o mundo, ou, antes, de fingir que se pode compreendê-lo. Por isso dei essa marcha em mim como comparável, não a uma evolução, mas a uma viagem: não subi de um andar para outro, segui, em planície, de um para outro lugar.”
www.teatro-dmaria.pt/Temporada/detalhe.aspx?idc=1151&ids=16


DANÇA: Masurca Fogo, de Pina Bausch – 2008, Um Festival Pina Bausch – CCB – 7, 8 e 9 de Maio de 2008.
A minha incursão na dança-teatro de Pina Bausch aconteceu com este espectáculo, no CCB.

“Dez anos depois da sua estreia, regressa ao CCB Masurca Fogo, espectáculo criado em Lisboa a partir do olhar de Pina Bausch e dos seus bailarinos sobre a cidade, onde trabalharam durante algumas semanas. Contrastando com a habitual austeridade das produções da coreógrafa, Masurca Fogo é um espectáculo cheio de cor, onde ritmos brasileiros e africanos vêm misturar-se livremente com o fado de Lisboa, num palco plantado à beira-mar.”

www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/Danca/Pages/MAZURKAFOGO.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário