terça-feira, 20 de janeiro de 2009

2008 Rewind II

CONCERTO: Foyer Aberto – Opus Beethoven – Integral das Sinfonias de Beethoven para Piano a 4 mãos – Teatro Nacional São Carlos – 3, 10, 17, 24, 31 de Janeiro de 2008. Outras obras em Março, Abril e Maio de 2008.
Foram sessões gratuitas, de cerca de uma hora, no foyer do TNSC, das nove sinfonias de Beethoven transcritas para piano. Estas sessões às quintas-feiras estavam sempre cheias e era preciso chegar meia hora antes para arranjar espaço entre os casacos de peles e os sobretudos a cheirar a naftalina para conseguir ouvir alguma coisa. Em Janeiro e Fevereiro de 2009 também há Foyer Aberto, desta vez à volta do canto lírico, mas duvido que seja tão interessante.
Ilustração de André Carrilho (http://www.andrecarrilho.com/)
http://www.saocarlos.pt/



CONCERTO: Clássicos do Século XX – Música com Comentários Culturgest – 13 de Janeiro, 14 de Fevereiro, 13 de Abril de 2008.
Compositores como Bartók, Berg, Berio, Kagel, e algumas composições novas em estreia por 2,5€ num domingo de manhã. Música difícil num domingo de manhã é possível! Em 2009, houve Música com Comentários a 18 de Janeiro com Arvo Pärt, Berio e Ligeti (um preferido meu) e há mais a 15 de Fevereiro, desta vez sobre Steve Reich (uma descoberta para mim, em 2008).
www.culturgest.pt/actual/programa.html



CONCERTO: Einstürzende Neubauten
– Aula Magna – 4 de Maio de 2008.
Só tive oportunidade de ver os Einstürzende Neubauten, os pais do rock industrial, porque me ofereceram o bilhete. O meu par não pôde ir, por isso resolvi convidar o meu Pai para ir ao concerto, como presente de despedida, antes de o levar ao aeroporto às 6 da manhã do dia seguinte. O que aconteceu a seguir já faz parte da lenda familiar.
O melhor aspecto dos concertos à borla é que as nossas expectativas estão em baixo. Na altura pouco sabia dos Einstürzende Neubauten, apenas que eram uma lenda da música experimental e que vinham apresentar o último álbum, Alles Wieder Offen. O melhor das expectativas em baixo é quando o concerto rebenta com a escala das expectativas. Depois dos 3 encores, o meu Pai gostou tanto do concerto que ficámos a falar da actuação durante horas. Os EN não só se tornaram na minha banda preferida, como me fizeram comprar a discografia integral. O concerto ficou-me caríssimo.
Foto de Pedro Polónio (club-silencio.blogspot.com)
Edit: Mais fotos aqui.

www.neubauten.org/


CONCERTO: TOUMANI DIABATÉ - CCB Fora de Si - CCB - 2 de Agosto de 2008
O mestre da kora, ao vivo no CCB, ao ar livre, numa noite mágica de Verão. Só estando lá. Diabaté, originário do Mali, tocou com banda a acompanhar - mas nem precisava. YouTube

http://www.youtube.com/watch?v=sjPPROl-eGs
http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/Festivais/CCBFORADESI/Pages/Toumani-GLOBAL.aspx
Foto: Paul Slaughter (www.slaughterphoto.com/)

3 comentários:

  1. foi um dos bons concertos de 2008! pensar que é uma banda que para o ano vai festejar o seu 30º aniversário & que demonstrou em palco que não ficou agarrada ao passado.
    há mais fotos desse concerto aqui:
    Club Silêncio

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e pelas fotos. Visto em perspectiva, achei que o concerto e o próprio album Alles Wieder Offen concentraram de forma notável o percurso dos EN, sem deixarem de ser uma coisa diferente e a olhar para o futuro. Uma das coisas que admiro em EN é a sensação de que tudo pode acontecer, os sons podem vir de qualquer lado (tudo é um instrumento) e podem-se transformar em música a qualquer momento, de forma inesperada. O novo album projecta essa possibilidade com um título que significa algo como "Tudo aberto outra vez".

    ResponderEliminar
  3. Nice work. I came across your blog while “blog surfing” using the Next Blog button on the blue Nav Bar located at the top of my blogger.com site. I frequently just travel around looking for other blogs which exist on the Internet, and the various, creative ways in which people express themselves. Thanks for sharing.

    ResponderEliminar